quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Espetáculos: Gota d' água + Há vagas


ESPETÁCULOS TEATRAIS:
Gota d’água. (texto dramático de Chico Buarque e Paulo Pontes)
Há vagas (textos curtos de Dino Buzzati e Harold Pinter)

SERVIÇO:
Sábado 01/12
Horário: 20h
Local: Teatro Municipal de São Leopoldo (Rua Osvaldo Aranha, 934)
Entrada franca (distribuição de senhas a partir das 19h)

 Núcleo de Pesquisa Teatral apresenta: Gota d’água e Há vagas
 O Núcleo de Pesquisa Teatral da Secretaria Municipal da Cultura apresenta no dia 1º de dezembro, sábado, às 20h, no Teatro Municipal (Rua Osvaldo Aranha, 934) os trabalhos finais de suas oficinas de 2012. A atividade tem entrada franca, com distribuição de senhas no local a partir das 19h.
O evento conta com apoio do SAE e Secretaria Municipal da Saúde.

Na abertura da noite, o grupo iniciante sobe ao palco com a esquete teatral Há vagas, construída a partir de textos curtos de Dino Buzzati e Harold Pinter. No enredo, a personagem Adele Gorelli, em sua busca por emprego, depara-se com um universo laboral absurdo, no qual vivencia situações desconcertantes. Mais do que suas qualificações profissionais, sua condição humana é colocada à prova.

Já o grupo avançado, do qual a maioria do elenco provém das oficinas realizadas em 2011, apresenta Gota d’água. A peça teatral, elaborada a partir do renomado texto dramático de Chico Buarque e Paulo Pontes, transpõe a tragédia grega Medéia, de Eurípedes, para a realidade brasileira. A mulher aqui é Joana, abandonada pelo ambicioso Jasão, um sambista em ascensão. No pano-de-fundo, a comunidade de um conjunto habitacional, explorada pelo poderoso Creonte. Sem aceitar o sofrimento e o desgosto que lhe são impostos, Joana deseja vingar-se, desenfreada pelo ódio que a consome.

 A coordenação do grupo, orientação das oficinas, adaptação das obras e direção é de Fernanda Vieira Fernandes, atriz, graduada em Artes Cênicas pela UFRGS e doutoranda em Letras pela mesma universidade, com assistência de Suzana Witt, estudante de licenciatura em Teatro.

 SOBRE O NÚCLEO DE PESQUISA TEATRAL: o NPT iniciou suas oficinas teatrais em agosto de 2011. O primeiro trabalho do grupo, Companheiros, foi ao palco em novembro do mesmo ano, na abertura do 3° Festival de Esquetes de São Leopoldo, configurando-se como um exercício de interpretação a partir de texto curto de Caio Fernando Abreu. Além disso, participou da programação da 26ª Feira do Livro Ramiro Frota Barcelos, com as intervenções intituladas A vida é breve e passa ao lado. Em dezembro, a estreia oficial do NPT se deu com "Kuanto Valentin?", espetáculo montado a partir dos textos cômicos de Karl Valentin.

 FICHA TÉCNICA Adaptação e direção: Fernanda Vieira Fernandes Assistência de direção: Suzana Witt Iluminação: Rogério Santos

 HÁ VAGAS Elenco: Alan Krug, Anita Coronel, Júnior Garcia, Luísa Betina, Vanessa Botega e William Pacheco
  

 GOTA D’ÁGUA Elenco: Aliana de Azevedo, Anita Coronel, Daniel Menezes, Daniela Ferraz, Guilherme Copetti, Jean Michel, Júnior Garcia, Karl Metzger e Vanessa Botega.
 Apoio: SAE (Serviço de Atendimento Especializado) e Secretaria Municipal da Saúde Realização: Núcleo de Pesquisa Teatral/Secretaria Municipal da Cultura

 [Teaser chamada...]


 [Teaser do processo de montagem]

Nenhum comentário:

Postar um comentário